quinta-feira, 28 de março de 2013

Seminários do Grupo de Estudos em Imaginário, Representação e Ideologias Políticas -Unipam




Programação do 1º Semestre de 2013


06 de abril - O processo de (des/en) cobrimento da psique enquanto imaginação radical: Castoriadis em diálogo com Freud
Ms. Thiago Lemos Silva (mestre em História pela UFU, membro do Coletivo Mundo Ácrata e professor de educação básica na rede particular e pública de ensino)
Texto de apoio: CASTORIADIS,Cornelius. A instituição social-histórica: o indivíduo e a coisa. In: A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

13 de abril- Ontologia, ética e política em Alain Badiou
Ms. Ataualpa Sampaio Maciel (mestre em Psicologia pela UFMG, Conselheiro do CRP-MG e professor do Curso de Psicologia da FPM)
Texto de Apoio: CAMAROTTI, Lucas . Verdades sem significado: ontologia, ética e política em Alain Badiou. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), v. 19, p. 77-104, 2011.

18 de maio- Ideologia da objetividade: a realidade como substrato do real.
Bruno Castro e Victor Pereira (graduandos em Psicologia pelo Unipam)
Texto de apoio: ROSSI, C. A realidade da realidade. In. SAGAWA, R, Y (Organizador). A Teoria dos Campos na Psicanálise. São Paulo: Hepsyché, 1999. Cap. 2, p.13-35.


15 de junho- A educação no imaginário social contemporâneo
Vinicius de Oliveira Caixeta ( graduando em Psicologia pelo Unipam)
Texto de apoio: FERREIRA, Nilda. T.; EIZIRIK, Mariza. . Educação e Imaginário Social: Revendo A Escola. EM ABERTO, v. 61, p. 5-14, 1994.


Os seminários ocorrerão na sala 112, às 14:00 horas., sempre aos sábados, no Bloco D (antigo prédio da FACISA), do Unipam.


Os textos encontram-se disponíveis para reprodução na xerocadora “RISC E RABISC”, na pasta do nosso grupo.


O grupo se reúne para debater de forma coletiva, com base em uma bibliografia previamente apontada, alguns aspectos relacionados aos temas: imaginário, representação e ideologias políticas, a partir de autores clássicos e contemporâneos, oriundos de diferentes matizes e matrizes: filosofia, história, psicologia, entre outras áreas das humanidades.


Aos que se interessarem por certificados, as inscrições deverão ser feitas no site do UNIEVENTOS http://alunos.unipam.edu.br/Inscricao/EventoVersao/Index?ReturnUrl=%2finscricao

sábado, 23 de março de 2013

Liberdade e Autonomia: dificuldades emocionais em sua construção educacional





Fabrício Pinto Monteiro

Especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais

Faculdade Católica de Uberlândia

2006

RESUMO: Esta monografia possui como objetivo a discussão sobre algumas dificuldades emocionais possíveis de se fazerem presentes ante a proposta de uma educação que vise a construção da autonomia individual. Através de uma discussão de caráter teórico-bibliográfico, embasada, sobretudo, pela vertente teórica psicanalítica, é realizada uma reflexão inicial acerca dos significados sócio-históricos da autonomia, para, posteriormente, destacar-se algumas das dificuldades emocionais mais corriqueiras na educação para a autonomia hoje. O medo, insegurança e angústia são alguns dos sentimentos discutidos, juntamente com as necessidades do fortalecimento do eu subjetivo e da construção da auto-limitação individual das paixões. Alguns dos principais autores utilizados nesta esta pesquisa são os psicanalistas Cornelius Castoriadis, Eric Fromm e Sigmund Freud, além do filósofo Max Stirner. Algumas conclusões envolvem a complexidade e fragilidade da possibilidade da construção da autonomia se observados os aspectos emocionais. O equilíbrio dinâmico entre a auto-limitação das paixões e o fortalecimento do eu subjetivo para a edificação de um ser capaz de fazer suas próprias leis é um dos maiores desafios para a construção desta autonomia individual.

Palavras-chave: autonomia, liberdade individual, construção educacional.