sábado, 23 de março de 2013

Liberdade e Autonomia: dificuldades emocionais em sua construção educacional





Fabrício Pinto Monteiro

Especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais

Faculdade Católica de Uberlândia

2006

RESUMO: Esta monografia possui como objetivo a discussão sobre algumas dificuldades emocionais possíveis de se fazerem presentes ante a proposta de uma educação que vise a construção da autonomia individual. Através de uma discussão de caráter teórico-bibliográfico, embasada, sobretudo, pela vertente teórica psicanalítica, é realizada uma reflexão inicial acerca dos significados sócio-históricos da autonomia, para, posteriormente, destacar-se algumas das dificuldades emocionais mais corriqueiras na educação para a autonomia hoje. O medo, insegurança e angústia são alguns dos sentimentos discutidos, juntamente com as necessidades do fortalecimento do eu subjetivo e da construção da auto-limitação individual das paixões. Alguns dos principais autores utilizados nesta esta pesquisa são os psicanalistas Cornelius Castoriadis, Eric Fromm e Sigmund Freud, além do filósofo Max Stirner. Algumas conclusões envolvem a complexidade e fragilidade da possibilidade da construção da autonomia se observados os aspectos emocionais. O equilíbrio dinâmico entre a auto-limitação das paixões e o fortalecimento do eu subjetivo para a edificação de um ser capaz de fazer suas próprias leis é um dos maiores desafios para a construção desta autonomia individual.

Palavras-chave: autonomia, liberdade individual, construção educacional.             

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