Fabrício Pinto Monteiro
Especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais
Faculdade Católica de Uberlândia
2006
RESUMO: Esta monografia possui
como objetivo a discussão sobre algumas dificuldades emocionais possíveis de se
fazerem presentes ante a proposta de uma educação que vise a construção da
autonomia individual. Através de uma discussão de caráter
teórico-bibliográfico, embasada, sobretudo, pela vertente teórica
psicanalítica, é realizada uma reflexão inicial acerca dos significados
sócio-históricos da autonomia, para, posteriormente, destacar-se algumas das
dificuldades emocionais mais corriqueiras na educação para a autonomia hoje. O
medo, insegurança e angústia são alguns dos sentimentos discutidos, juntamente
com as necessidades do fortalecimento do eu
subjetivo e da construção da auto-limitação individual das paixões. Alguns
dos principais autores utilizados nesta esta pesquisa são os psicanalistas
Cornelius Castoriadis, Eric Fromm e Sigmund Freud, além do filósofo Max
Stirner. Algumas conclusões envolvem a complexidade e fragilidade da
possibilidade da construção da autonomia se observados os aspectos emocionais.
O equilíbrio dinâmico entre a auto-limitação das paixões e o fortalecimento do eu subjetivo para a edificação de um ser
capaz de fazer suas próprias leis é um dos maiores desafios para a construção
desta autonomia individual.
Palavras-chave: autonomia,
liberdade individual, construção educacional.
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