sexta-feira, 20 de maio de 2011

NEPHISPO
(Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política)



CONVIDA

Noitadas Anarquistas –
prata da casa



[PROGRAMAÇÃO – 1º SEMESTRE 2011]



12 de maio: Acerca do militante anarquista: sensibilidade, cultura e ética política (Brasil, 1890-1920)
·     Dra. Jacy Alves de Seixas
·   Texto de apoio: SEIXAS, Jacy Alves. Acerca do militante anarquista: sensibilidade, cultura e ética política (Brasil, 1890-1920). IN: Anais do Encuentro Cultura y prática del anarquismo, desde sus orígenes hasta la Primera Guerra Mundial. México DF: Colegio del México, março de 2011.


25 de maio: Revolução Espanhola: uma análise dos processos autogestionários (1936-1939)
·     Ms. Igor Pomini
·    Texto de apoio: Pomini, Igor. O processo autogestionário. IN: A Autogestão durante a Revolução Espanhola: 1936-39. Monografia (Graduação em História), Unesp, Franca, 2006

10 de junho: Inquietações de espíritos insatisfeitos: a objeção de consciência nos escritos de Maria Lacerda de Moura.
·    Msa. Jussara Valéria de Miranda
·   Texto de apoio: Miranda, Jussara Valéria. Inquietações de espíritos insatisfeitos: a objeção de consciência nos escritos de Maria Lacerda de Moura. IN: Recuso-me: Ditos e Escritos de Maria Lacerda de Moura. Dissertação (Mestrado em História), UFU, Uberlândia, 2006.

30 de junho: Passando a limpo: organização, ação direta e outras estratégias libertárias (algumas experiências anarquistas no Brasil durante a 1ª República)
·    Msa. Antoniette Camargo de Oliveira
· Texto de apoio: OLIVEIRA, Antoniette Camargo de. Passando a Limpo: Organização, Ação Direta e outras Estratégias Libertárias - algumas experiências em São Paulo na 1ª República. IN: Revista Alpha, Patos de Minas-MG, ano 7, n.7, nov.2006, pp.257-275.

Todos os textos de apoio estarão disponíveis no site do Nephispo

Os encontros ocorrerão na sala 1H 48, bloco H, às 19:00 horas, no Campus Santa Mônica da Universidade Fedral de Uberlândia 



Noitadas Anarquistas  - com este nome inauguramos, em 2010, as atividades de um grupo de estudos no interior das “jornadas” do NEPHISPO. Buscamos a constituição de um lócus dinâmico de pesquisa, debates e reflexão crítica sobre temáticas e questões relativas à história, historiografia, ética, sensibilidade e pensamento anarquistas e sua contemporaneidade. Pensamos este grupo mais como um “encontro de amigos”, do que a reunião de “especialistas” em anarquismo e seus, mais ou menos obedientes e disciplinados, aprendizes. Nesta ótica, nossos seminários e atividades são abertos a estudantes, professores, pesquisadores e a todos os interessados e sensibilizados (mesmo que pontualmente) pelo campo político do anarquismo.

Coordenação: profa. Jacy Alves de Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário